terça-feira, novembro 21, 2017
INICIO > CADERNO 1 > BRASIL > Uber quer operar carros voadores até 2020

Uber quer operar carros voadores até 2020



A Uber aproveitou o WebSummit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, para fazer alguns anúncios relativos ao projeto Elevate, de carros voadores, apresentado em julho deste ano.

A empresa anunciou que os testes com os carros acontecerão também na cidade de Los Angeles, que se juntará a Dallas e Dubai como bases de teste. A empresa afirmou também que espera começar a operar um serviço de táxi com carros voadores a partir de 2020.

Desenvolvidos com apoio da NASA, Embraer e outras empresas do setor aéreo, os carros do projeto Elevate estão mais para pequenos aviões com hélices de helicóptero do que para carros convencionais. Os veículos são elétricos, têm decolagem vertical e transportam até quatro pessoas a uma velocidade de até 300 km/h. A

ideia é que os veículos decolem e pousem apenas em locais específicos e que os trajetos sejam fixos, como rotas de avião (não, não vai dar pra chamar o Uber no quintal da sua casa). Uma das ideias é usar helipontos de grandes edifícios como bases de decolagem.

Apesar do tom otimista do Uber, ainda há muito o que se discutir até que o projeto se torne realidade. O desafio não está na construção dos veículos, mas sim na logística e na regulamentação necessária para que esse tipo de transporte possa ser realizado em larga escala de forma segura.