sábado, agosto 19, 2017
INICIO > VARIEDADES > Curso de Paleografia acontece de 14 a 18 de agosto em Salvador

Curso de Paleografia acontece de 14 a 18 de agosto em Salvador

A professora e pesquisadora Maria Helena Flexor estará nas tardes de 14 a 18 de agosto, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, ministrando um curso de Paleografia – leitura de documentos e abreviaturas. A proposta do encontro é abordar a leitura dos manuscritos e esclarecer as dúvidas, principalmente dos historiadores, quanto a grafia, caligrafia, vocabulário, abreviaturas. 

Segundo Flexor, nenhum historiador será completo, se quiser resgatar a história, especialmente da Bahia e do Brasil, dos séculos XVI ao XIX, sem os manuscritos. A pesquisadora destaca que grande parte dos estudantes, e mesmo professores, “não gostam” desses tempos pretéritos. “Normalmente, poucos se dedicam a escrever sobre os chamados períodos “Colonial” e “Imperial”, devido às fontes que, no geral, até os princípios do século XX, eram manuscritas. Por isso, o curso visa, além de iniciar os interessados na leitura de documentos manuscritos históricos, repassar as formas de como se pode reavaliar a “História oficial”, dos livros didáticos, e fazer História mais próxima das realidades dos séculos citados”, explica. 

Integra a programação do curso: documentos e arquivos materiais, dificuldades de leitura quanto à base da escrita, à tinta, ao vocabulário, à grafia, às abreviaturas, à caligrafia, à pautação, divisão de palavras, parágrafos, pontuação, numeração, à restaurações, adulterações e falsificações, normas técnicas para transcrição de documentos manuscritos, exercícios com textos manuscritos. 

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). 

Maria Helena Flexor é associada do IGHB, professora do curso de pós-graduação da Ucsal e autora do livro  Abreviaturas– Manuscritos do Século XVI ao XIX.

 

SERVIÇO

Curso Paleografia: leitura de documentos e abreviaturas
Instrutora: Maria Helena Flexor (professora doutora)
Autora do livro: Abreviaturas: manuscritos dos séculos XVI a XIX
Período: 14 a 18 de agosto, às 14h às 18h

carga horária: 20 horas (com emissão de certificado)
Investimento: R$ 120,00 (cento e vinte reais)
Inscrição: www.ighb.org.br
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade