1º Fórum de Adoção em Mucuri aborda desde o acolhimento até o estabelecimento de vínculos familiares

O município de Mucuri recebeu, nessa segunda-feira (20), o 1º Fórum Municipal de Adoção – 2019. A ação faz parte da Campanha “Adote – Encontro de Corações”, da Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI) do Tribunal de Justiça da Bahia, Vara da Infância e Juventude de Mucuri e Prefeitura Municipal de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A programação iniciou com uma mostra cultural e apresentação dos membros que compuseram a Mesa. Logo em seguida, o Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Emílio Salomão Resedá, palestrou sobre o tema. A ação também contou com o depoimento de Etani Souza, que compartilhou sua experiência de 47 adoções.

Dentro do tema central “Adoção legal, um ato de amor”, foram abordados as diversas etapas da adoção, desde o acolhimento até o estabelecimento definitivo dos vínculos familiares, além de proporcionar momentos de reflexão e sensibilizar a população para abrir caminhos de convivência familiar para crianças e adolescentes.

O Prefeito de Mucuri, José Carlos Simões, falou sobre a importância do Fórum para a cidade e a atual situação das crianças pretendentes a adoção no município.

Ao final do evento, foi entregue o selo “Amigo Solidário do Abrigo” às pessoas que auxiliam no processo de convivência comunitária no Município de Mucuri.

A Mesa foi composta pelo Desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá; o Assessor do Desembargador, Marcel Macedo; o Juiz Assessor Especial da Corregedoria das Comarcas do Interior, Arnaldo José Lemos de Souza; Ana Lúcia Castro Coelho, que representou a Juíza Tarcísia de Oliveira Fonseca Elias; a Promotora de Justiça Michele Aguiar Resgala; o Prefeito José Carlos Simões; e o Vereador Saulo Souza Santos, representando o Presidente da Câmara, Vereador Alexandre Deolinda Seixas.

Participaram ainda do evento, a Secretária Municipal de Assistência Social, Cleudi Marques de Souza Simões; e Selmária Oliveira, Coordenadora Municipal da Proteção Social Especial.

A Campanha “Adote – Encontro de Corações” segue nesta terça-feira com uma Roda de Conversa com o tema “Adoção: da espera ao encontro”, na Comarca de Prado, a partir das 14h, na Câmara Municipal. Em Itamaraju acontece uma Mesa-redonda com o tema “Motivação para adoção”, às 19h30, no auditório da Facisa (BR 101, km 808, nº 1130, Itamaraju – BA).

Fonte: TJBA

Comente com Facebook