Abertura dos Jogos Indígenas empolga Aldeia Velha

Jogos, brincadeiras, danças e rituais marcaram, nesta quarta-feira (07), a abertura dos ‘VII Jogos Indígenas da Escola Pataxó Aldeia Velha’, realizados na arena montada na comunidade indígena com o mesmo nome, no Arraial d’Ajuda. Escolas das aldeias Imbiriba, Barra Velha e Juerana, se juntaram a anfitriã, e trouxeram alunos para competir e valorizar a cultura.

A abertura oficial dos jogos, que são promovidos pela Escola da comunidade desde 2012, contou com a presença da comunidade, além de alunos e professores.

Os alunos competem entre eles em modalidades como o cabo de guerra, corrida com tora, arremesso de tacape, arco e flecha, corrida com maracá além de diversas atividades oriundas da cultura indígena.

O ritual para acender a pira olímpica emocionou a todos os presentes, marcada por cantos, danças e queima de fogos. O cacique Angelo, da aldeia anfitriã, parabenizou todos os envolvidos no projeto e disse que os Jogos Indígenas estão em sintonia com ações que buscam uma integração cada vez maior entre as comunidades e a valorização das origens.

“O resgate cultural é um dos primeiros passos para alcançarmos objetivo, mostrar a importância e a representatividade da cultura indígena está dentro desse contexto. Um projeto como este dá a oportunidade aos alunos de vivenciarem na prática o que ouvimos dos nossos anciãos, a nossa maior riqueza”, disse o Cacique.

Os jogos vão até o dia 09 deste mês e tem a poio do Instituto Irene Gail, Club Med Trancoso, Secretaria de Educação, CEAD, Etno Consultoria, Grow e Van Van.

Comente com Facebook