Confira a programação Oi Futuro 2019, que começa dia 11 de Junho

Destaques:

  • Programa Educativo do Oi Futuro realiza a atividade, “Folioscópio”, em que os participantes podem montar uma coleção de imagens organizadas sequencialmente, para ser folheado dando impressão de movimento, no sábado, dia 15 de junho, às 15h;
  • O Oi Futuro apresenta o espetáculo, “Eu, Moby Dick”, de Renato Rocha, que leva o público a uma experiência imersiva, multimídia e sensorial, de quinta a domingo, às 20h, no teatro;
  • Todas as quartas do mês de junho, às 13h, no auditório do Lab Oi Futuro, aulas de dança para pessoas cegas ou com baixa visão;
  • As exposições “Ressonâncias”, “Narrativas”, “Palavra-Movimento” e “Supervida” foram prorrogadas e ficam em cartaz até domingo, 30 de junho, às 20h;

Artes Visuais

PAULO NENFLIDIO

“RESSONÂNCIAS”

7 abril a 30 junho

Terça a domingo, 11h às 20h | Níveis 2 e 6

Entrada franca | Classificação etária: livre

O artista contemporâneo Paulo Nenflidio explora a conexão entre arte visual, eletrônica, sonoridade e tecnologia de forma inusitada. A obra “Neurocórdio” (2019), criada especialmente para a exposição, estará no Nível 2, e é um instrumento de cordas interativo cuja interface se dá por meio de um leitor de ondas cerebrais, que possibilita produzir música a partir da capacidade de concentração do usuário. “Metacircuito n2” (2018), instalado no Nível 6 (Museu das Telecomunicações), é um trabalho que possui um display por onde passam frases em scroll. Um sensor de presença aciona o som da obra quando alguém ou algo se move em frente ao objeto. É uma máquina com consciência de sua existência que descreve de maneira poética sua natureza elétrica.

Curadoria: Fernanda Vogas

CHICO CUNHA

“NARRATIVAS”

7 abril a 30 junho

Terça a domingo, 11h às 20h | Nível 4

Entrada franca | Classificação etária: livre

O artista visual Chico Cunha, um dos expoentes da Geração 80, concebeu uma instalação especialmente para o Centro Cultural Oi Futuro. A ambientação será formada por um retângulo de 13 x 3 metros, no piso da galeria, recoberto com balas coloridas redondas e cilíndricas nas mais variadas cores. Dentro desse espaço acontecerão três cenas formadas por elementos retirados de quadros de Pieter Brugel – pequenas figuras humanas e uma árvore, confeccionadas com o material das balas. Além da obra, será exibido um vídeo, que apresentará a plástica e a estética do processo de fabricação das balas, assim como a criação das figuras cênicas da instalação. “Narrativas” é, na verdade, a continuidade de um processo iniciado pelo artista em 1994 e que vai, assim como a sua pintura, se transformando com novos elementos, cores e materiais.

Curadoria: Alberto Saraiva

EDUARDO MACEDO

“PALAVRA-MOVIMENTO”

7 abril a 30 junho

Terça a domingo, 11h às 20h | Nível 5

Entrada franca | Classificação etária: livre

Eduardo Macedo apresenta o poema Palavra-Movimento baseado na criação de uma caligrafia corporal, projeto que tem influências do poema processo. O poeta inovou ao ousar transformar seu próprio corpo em poesia em movimento, rompendo assim as várias formas de expressão poética. Para sua primeira exposição, ele escreveu com exclusividade 17 poemas em torno da palavra-movimento que deu origem a um poema visual na videoinstalação para a sua mostra no Oi Futuro. Segundo o curador Alberto Saraiva, “Seu corpo é o motor de seus poemas numa perspectiva que incorpora a tradição da dança passando pelo clássico até o contemporâneo”.  Macedo iniciou sua carreira em Manaus em 1994 onde atuou como bailarino no Grupo Espaço de Dança do Amazonas e como ator no Grupo Metamorfose. Estreou como poeta com o livro “Poemas Quentes (2014)”.

Curadoria: Alberto Saraiva

PATRICIA GOUVÊA

“SUPERVIDA”

7 abril a 30 junho

Terça a domingo, 11h às 20h | Projeto Tech_Nô

Entrada franca | Classificação etária: livre

“Supervida”, intervenção da artista visual carioca Patricia Gouvêa para a fachada do Centro Cultural Oi Futuro, é um desdobramento da série “Sobrevida”, apresentada em 2018 na Galeria Mercedes Viegas. A série é uma pesquisa in progress que relaciona as possibilidades da natureza resistir, tanto nos locais onde supostamente os ecossistemas são “preservados”, quanto nas pequenas frestas das cidades onde – apesar do cimento – teimam em operar pequenos milagres “Estamos diante de crimes ambientais realizados em série no Brasil. Até quando insistiremos num olhar antagônico em relação às nossas “coberturas verdes”? Até quando vidas não valerão nada?”, questiona a artista. O trabalho de Patricia prioriza a fotografia e a imagem em movimento e suas possíveis interfaces, onde a noção de tempo constitui um dos principais eixos de pesquisa. Mestre em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ), foi uma das fundadoras da Agência Foto In Cena e do Ateliê da Imagem, espaço independente que completa 20 anos em 2019.

Curadoria: Alberto Saraiva

Artes Performáticas

EU, MOBY DICK

6 junho a 28 julho

Quinta a domingo, 20h | Teatro Oi Futuro

Entrada: R$ 30,00 | Classificação etária: 14 anos

O Teatro Oi Futuro recebe a versão cênica de Renato Rocha para a obra-prima de Herman Melville, “Eu, Moby Dick”. O personagem título é uma baleia branca, Moby Dick, contra a qual luta o capitão Ahab, comandante do Pequod. Toda experiência que Melville adquiriu como caçador de baleias aparece em seu romance, onde o autor vale-se de várias reflexões particulares para transformar o cotidiano de um navio baleeiro, bem como a pesca em si, numa metáfora acerca da condição do “sujeito contemporâneo”. Um espetáculo de extrema poesia visual que levará o público a uma experiência imersiva, multimídia e sensorial.

DIREÇÃO: Renato Rocha

DRAMATURGIA: Pedro Kosovski, A Partir Da Obra-Prima De Herman Melville

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Rafaela Amodeo

ELENCO: Márcio Vito, Gabriel Salabert, Kelzy Ecard e Noemia Oliveira

Museu das Telecomunicações

Terça a domingo, das 11h às 17h

Entrada franca

Classificação etária: livre

A evolução da comunicação humana por meio de vídeos, sons, textos, imagens e objetos em um espaço interativo, onde o visitante encontra novas e velhas tecnologias, entende como a telecomunicação contribuiu para a modernização das cidades e interage com a criatividade dos “profetas do futuro” – pessoas que concretizaram visões que mudaram o mundo.

Visitas Mediadas para Grupos

Terça a sexta, entre 10h e 15h e sábado, 11h

Agendamento prévio pelo e-mail programaeducativo.oifuturo@gmail.com

Exploram o acervo de forma participativa, compartilhando o fascínio que a comunicação e a tecnologia exercem sobre cada um de nós.

Estações Educativas

Reunir a família e refletir sobre temáticas do passado e presente para assim construir coletivamente, por meio da educação, formas inovadoras e criativas para pensar o futuro.

FOLIOSCÓPIO

15/06, sábado

15h | Nível 6 | Público Família *até 20 participantes

O Folioscópio ou Fotolivro consiste em uma coleção de imagens organizadas sequencialmente, em geral no formato de um livreto, para ser folheado dando impressão de movimento. Venha montar seu fotolivro personalizado, de uma maneira divertida!

Programa Acessibilidades

Todas as quartas de Junho e Julho

13h às 14h | LAB OI FUTURO – Auditório

CURSO DE DANÇA PARA PESSOA CEGA OU COM BAIXA VISÃO

As aulas são ministradas pelo professor e educador físico cego Alvaro Sousa, tendo como base a dança de salão. Para se inscrever, envie um WhatsApp para o número 98861-3968, com o nome completo, RG, CPF e idade. *A inscrição só será validada quando recebe uma mensagem de confirmação.

Café Baroni

Experimente as muitas delícias no cardápio do Café Baroni, herança italiana de bom gosto e bons sabores em um ambiente aconchegante no nível 8. Sanduíches, saladas, sopas, massas, risotos, waffles, sorvetes. Funciona de terça a sábado, das 11h às 20h. Domingo das 14h às 20h.

Comente com Facebook