Criança com farda e arma de brinquedo posa para fotos com Bolsonaro

Criança no colo de Bolsonaro aponta arma de brinquedo para o alto durante evento de formação de sargentos da Polícia Militar de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) posou para fotos nesta sexta-feira (11) segurando no colo uma criança que vestia a farda da Polícia Militar de São Paulo e segurava na mão uma arma de brinquedo. O menino chegou a apontar o armamento falso para o alto, gesto que recebeu sinal de positivo do presidente.

Bolsonaro encontrou o garoto durante a cerimônia de formatura de sargentos da PM do estado no Sambódromo do Anhembi, Zona Norte da capital.

O presidente ficou no palco ao lado do governador paulista, João Doria (PSDB), e do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales. Bolsonaro foi aplaudido pelo público diversas vezes e chegou a tirar selfies com os policiais e seus familiares durante o evento.

Em seu discurso, Bolsonaro enalteceu os policiais militares. “Outros que me antecederam criticaram as atuações dos policiais. Eu os saúdo e os louvo. Aqui, lá e em qualquer lugar do Brasil e do mundo. Reconheço o heroísmo de vocês”, disse.

A PM de São Paulo afirmou que “toda a aproximação do público junto ao Presidente da República em eventos, é de responsabilidade da segurança do dignatário, realizada pelo Gabinete de Segurança Institucional – GSI -, do Governo Federal”.

Não é primeira vez neste ano que crianças aparecem com réplicas de brinquedo de armas em eventos públicos em São Paulo. O artigo 26 do Estatuto de Desarmamento proíbe a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo.

A exceção prevista na lei de 2003 se dá apenas para instrução, adestramento ou coleção de usuário autorizado. Não há, no entanto, regulamentação sobre o porte.

Fonte: G1

Comente com Facebook