Danilo Gentili é condenado a prisão por ofender petista Maria do Rosário

O apresentador de TV e humorista Danilo Gentili foi condenado a seis meses e 28 dias de prisão, em regime semiaberto, pelo crime de injúria contra a deputada federal Mario do Rosário (PT-RS). De acordo com a decisão da juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara da Justiça Federal de São Paulo, Gentilli ofendeu a petista em postagens na rede social Twitter e também ao chamá-la de “puta”.

O apresentador poderá recorrer em liberdade.

De acordo com a ação, em março de 2016, Gentili publicou um vídeo na internet e ofendeu a “dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe alcunha ofensiva, bem como expôs, em tom de deboche, a imagem dos servidores públicos federais e a Câmara dos Deputados”.

Na ação, a defesa de Gentili afirmou que não houve ofensa, porque o vídeo era de teor humorístico.

Porém, para a juíza, “se a intenção do acusado não fosse a de ofender, achincalhar, humilhar, ao ser notificado pela Câmara dos Deputados, a qual lhe pediu apenas que retirasse a ofensa de sua conta do Twitter, o acusado poderia simplesmente ter discordado ou ter buscado a orientação jurídica de advogados para acionar pelo que entendesse ser seu direito. (…) Ao revés, não contente com a injúria propalada, resolveu gravar um vídeo com conteúdo altamente ofensivo e reprovável, deixando muita clara a sua intenção de ofender”, diz trecho da sentença.

Caso decida recorrer da decisão, Gentilli poderá, apelar junto ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

Outro Lado

O humorista e apresentador Danilo Gentili foi entrevistado do programa “Os Pingos nos Is”, da rádio Jovem Pan, nesta quarta-feira (10). Ao ser questionado sobre a condenação, em um primeiro momento, Gentilli brincou: “Quero saber quem vai levar celular e cigarros na cadeia”, disse. 

Porém, posteriormente, Gentili demonstrou indgnação. “Vou consultar meu advogado, mas acho que se tem algo positivo é que fica exposto como a classe política é autoritária. A Maria do Rosário fala o que quer, e quando a gente responde, é condenado a prisão”, afirmou Gentilli. 

Ainda segundo o humorista, durante audiência na ação, Maria do Rosário chorou e o chamou de covarde. ” Em uma audiência, Maria do Rosário chorou e disse que fui covarde por postar algo no twitter porque tenho muitos seguidores (…) Ela pagou advogado com meu dinheiro. E eu vou para cadeia”, afirmou. 

Comente com Facebook