Exposição e literatura no Soterópolis da TVE Bahia

A exposição Vértice, que reúne produções de Almandrade, Bel Borba, Edson da Luz, Ieda Oliveira, Márcia Magno e outros grandes artistas, é pauta do Soterópolis desta quinta-feira (14), às 21h15, na TVE Bahia. O programa destaca ainda a mistura de jornalismo e literatura do livro ‘Fanzineiros’, de Breno Fernandes, e a biografia de Jorge Amado, da pesquisadora Josélia Aguiar.

Cumprindo a sua função de fomentar e difundir as artes visuais da Bahia a mostra Vértice, cujo nome faz referência à verticalidade das paredes da capela do MAM, faz parte da celebração dos 60 anos do Museu de Arte Moderna da Bahia e traz o trabalho de 19 artistas visuais na Capela do Museu.

Já o livro do escritor Breno Fernades, autor revelação da FTD Educação, foi inspirado em clássicos juvenis da literatura nacional e estrangeira para construir uma trama que lida de modo original com as diversidades e adversidades dos adolescentes de hoje. A obra conta a história de Mino e Alana, que tiveram a grande ideia de criar um fanzine, espécie de jornal amador, para compartilhar seus interesses com a comunidade de Pouso Forçado, pequena cidade do interior e reduto de famílias de ascendência italiana.

Ainda sobre literatura, o programa vai contar a trajetória da jornalista baiana Josélia Aguiar com o escritor Jorge Amado, que começou em um barquinho a remo e, posteriormente, em um num transatlântico, navegando num mar de informações sobre o romancista mais lido no Brasil e no exterior. Na viagem, que durou oito anos, a jornalista construiu um retrato de Jorge Amado como nunca se viu antes e que resultou na edição de ‘Jorge Amado: Uma Biografia’, da editora Todavia.

O Soterópolis vai ao ar na TVE às quintas-feiras, às 21h15, no canal 10.1, com reprises às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 19h30.

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

instagram.com/tvebahia

SERVIÇO:

Programa Soterópolis

Quando: Quinta-feira, 14 de março de 2019

Horário: 21h15

Onde: TVE (canal 10.1) e Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline)

Comente com Facebook