Mostra que reúne moda e música abre para visitação na Biblioteca Central

A exposição “BQ80: Quando Brusque foi a capital do Rock no Sul” abre para visitação no piso térreo da Biblioteca Central da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no Campus Itajaí, no dia 18 de março (segunda-feira). A mostra reúne música e moda e tem como tema central a cena musical que movimentou a cidade de Brusque (SC), na década de 1980, chegando ao seu auge no ano de 1988.

O trabalho, realizado pela Modateca em parceria com o curso de Design de Moda e a Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade da Univali, já passou por Brusque nos meses de setembro e outubro, pelo Campus Balneário Camboriú em dezembro do ano passado, e agora chega a Itajaí. Com inspiração no movimento punk, as várias bandas de Brusque formadas na época passaram a fazer diversos shows na região. Algumas delas apresentaram-se no programa Boca Livre da TV Cultura. A cidade também recebia shows de bandas de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Toda essa cena musical chamou a atenção da imprensa nacional e foi tema de reportagem especial no jornal Folha de São Paulo, figurou na revista Bizz e na coluna de Joyce Pascowitch.

A intenção da mostra, que tem curadoria do historiador e professor Renato Riffel, responsável pela Modateca, e da jornalista Claudia Bia, é rememorar esse momento cultural da cidade ocorrido há 30 anos, propondo também relações com a moda do período. A exposição reúne um raro acervo de fotos, cartazes, ingressos, fanzines, vídeos, camisetas de bandas de rock, entre outros itens.

Durante a mostra ocorrerão, no piso térreo da Biblioteca, eventos temáticos intitulados Diálogos Musicais, gratuitos e abertos à comunidade acadêmica e externa. O primeiro será no dia 19 de março (terça-feira) às 20h, mediado com Graziela Morelli e Renato Riffel, professores do curso de Design de Moda da Univali. Eles farão sobre a estética das ruas, com diálogos a respeito das relações entre os movimentos juvenis que surgiram a partir da década de 1960 nos centros urbanos e suas conexões com a música e a moda contemporânea, oferecendo uma leitura estética para a cena rock brusquense da década de 1980. O segundo encontro da série acontece dia 1º de abril (segunda-feira), às 14h30, com o professor e músico Luiz Deschamps, de Brusque, que apresentará uma análise literária das letras de músicas das bandas que fizeram parte da cena do rock brusquense no período da mostra.

As visitas monitoradas à exposição podem ser agendadas pelo e-mail modateca@univali.br. Já os vídeos das bandas que fizeram parte da cena local na época estão disponíveis em https://www.youtube.com/channel/UC52RoiqObmqWuv1DMVCff4A.

Serviço
Exposição “BQ80: Quando Brusque foi a capital do Rock no Sul”
Onde? Biblioteca Central Comunitária da Univali – Campus Itajaí – Rua Uruguai, 458 – Centro – Itajaí (SC)
Quando? Visitação de 18 de março a 16 de abril, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, e aos sábados, das 9h às 15h
Entrada gratuita

Mais informações: (47) 3261-1235 | (47) 99952-3256, com o professor Renato Riffel.

Comente com Facebook