Museu de Arte Sacra da Misericórdia de Porto Seguro participará da 17ª Semana Nacional de Museus


O Museu de Arte Sacra da Misericórdia participará, pela primeira vez, da Semana Nacional de Museus, que tem como tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a semana, que vai desta segunda-feira (13/05) a domingo (19/05), é realizada anualmente para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) com objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentando o público visitante e intensificando a relação dos museus com a sociedade.

Ao todo, mais de mil instituições de cultura de todo país oferecerão mais de três mil atividades, como oficinas, palestras, visitas guiadas e exibição de filmes.

O Museu de Arte Sacra da Misericórdia de Porto Seguro terá programação para diversos públicos. Serão atividades de educação patrimonial e de formação cultural. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no dia de cada atividade.

Minicursos – Em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, o Museu de Arte Sacra fomentará a valorização da história e da cultura da cidade por meio de dois minicursos.

No dia 14 (terça-feira), oferecerá um minicurso sobre a história da atuação da Companhia de Jesus na Capitania de Porto Seguro, que será ministrado pelo historiador Uiá Dias, doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da UFBA.

Na sexta-feira (17/05), haverá outro minicurso sobre a história de São Benedito e de sua devoção na cidade, com o professor Francisco Cancela, da UNEB. Os minicursos serão realizados no Museu de Porto Seguro, na Casa de Câmara e Cadeia, no Centro Histórico, das 9 às 15 horas, com uma hora de intervalo para almoço.

Visitas Mediadas – Também será ofertada uma atividade destinada exclusivamente aos idosos.

No sábado (18/05) o museu estará aberto para receber maiores de 60 anos com uma visita mediada especialmente montada para um encontro entre a devoção, a história e a arte. Com entrada franca das 9 às 15 horas, “A Terceira Idade Vai ao Museu” funcionará como um momento de educação patrimonial e de sociabilidade com os moradores e visitantes idosos da cidade.

Funcionamento – O Museu de Arte Sacra da Misericórdia é uma instituição de pesquisa, estudo e divulgação do acervo de arte sacra de Porto Seguro. Em parceria com a UNEB, conserva e promove mais de uma centena de imagens, móveis e alfaias que testemunham a história e a cultura religiosa entre os séculos XVI e XIX. Está localizado na Igreja da Misericórdia, na Cidade Histórica.

Para maiores informações: museudeartesacraportoseguro@gmail.com

Comente com Facebook