Sexta-feira, Julho 20, 2018
Home > CADERNO 1 > Porto Seguro receberá a Feira Cidadã

Porto Seguro receberá a Feira Cidadã


Compartilhe

O Governo do estado da Bahia, promoverá a grande Feira de Saúde e Cidadania próxima quinta-feira, 19/04, das 8h às 17h, na passarela do descobrimento. Vinculada as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a iniciativa do governo estadual prevê atendimento de 6 mil pessoas, das mais diversas faixas etárias. O objetivo do projeto é implementar ações preventivas e diagnóstico precoce de doenças, além de intensificar o acesso aos serviços de saúde e orientações para qualidade de vida.

Serviços ofertados na área da saúde

O evento contará com vasto cronograma de serviços em diferentes segmentos. Na área de procedimentos médicos, serão oferecidos exames de mamografia, ultrassonografia (mama, abdômen total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles). A população terá a oportunidade de realizar eletrocardiograma, Raio-x de tórax, avaliar a pressão arterial e fazer a análise do índice glicêmico. No local, o cidadão também receberá consultas nas áreas de ginecologia (preventivo), clínico geral, fisioterapia, nutricionista, odontologia e outras especialidades, além de vacinação, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e palestras referentes ao tabagismo e as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Consultas oftalmológicas

Exames oftalmológicos e rastreamento para cirurgia de catarata de idosos acima de 60 anos, diagnosticados com a doença, serão ofertados. Armações de óculos serão distribuídas para as pessoas que apresentarem, durante o exame oftalmológico, a necessidade do uso de lentes corretivas.

Estruturação

Os interessados em realizar procedimentos médicos serão submetidos a triagem para encaminhamento dos exames que serão realizados durante o dia. Nos casos em que for necessária uma complementação, ocorrerá o agendamento de procedimentos para a  realização posterior em unidades de saúde do município.

Atividades sociais

A população também contará com serviços de educação e responsabilidade no trânsito, espaço da brinquedoteca com momentos lúdicos e recreativos direcionados para as crianças e  ambiente da beleza com serviços de maquiagem, corte de cabelo, dentre outros.