Programa Educar Pra Valer realiza seminário em Sobral nesta semana

Nos dias 7 e 8 de fevereiro, a cidade de Sobral sedia o II Seminário Educar pra Valer, realizado pela Associação Bem Comum em parceria com a Fundação Lemann e apoio da Prefeitura de Sobral. Prefeitos e secretários de educação de 29 municípios de 7 estados brasileiros estarão presentes para aprender sobre o funcionamento do sistema educacional de Sobral.

Sobral é um município de cerca de 200.000 habitantes que desde 2001 iniciou uma reforma educacional no ensino público. A reforma consistiu em dar foco e atenção especial ao ensino e a aprendizagem dos estudantes, com ênfase inicial no processo de aprendizagem da leitura e escrita e medidas para a gestão das escolas. O esforço continuado do município o levou a conseguir IDEB 9,1 nos anos iniciais, e 7,2 nos anos finais do ensino fundamental, colocando a educação pública municipal em primeiro lugar no ranking educacional brasileiro, segundo as avaliações nacionais do Ministério da Educação realizadas em 2017.

O evento faz parte do programa Educar pra Valer, realizado pela Associação Bem Comum desde 2018. Liderada por Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral, a iniciativa oferece boas práticas de gestão pública e apoio técnico para que secretarias de educação e suas escolas melhorem a aprendizagem de seus alunos.

“O Programa Educar Pra Valer nasceu de um desafio que o Jorge Paulo Lemann nos fez. Seríamos capazes de colaborar com redes escolares em municípios, cujos prefeitos quisessem pra valer, de verdade, garantir a aprendizagem dos seus alunos, a partir da experiência de Sobral? É isso o que estamos nos esforçando para fazer: construindo  com os prefeitos, secretários, diretores, professores dos municípios que participam do EPV novos caminhos, novas estratégias que assegurem com o protagonismo das suas redes a efetiva aprendizagem dos seus alunos e alunas, a partir da sua alfabetização na idade certa“, afirma Veveu Arruda.

A agenda conta com falas de Izolda Cela, Vice-Governadora do Ceará; Ivo Gomes, Prefeito de Sobral; Herbert Lima, Secretário de Educação de Sobral; Jorge Paulo Lemann, presidente do Conselho da Fundação Lemann; e Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann. Diversos profissionais que atuam em órgãos da rede de Sobral também compartilharão suas experiências de sucesso com o público.

Das 25 redes de ensino presentes, cinco estão no Educar pra Valer desde o ano passado: Vitória da Conquista (BA), Garanhuns (PE), Codó (MA), Conde (PB) e Cachoeira do Sul (RS). Neste ano, o programa recebe 29 redes públicas. Veja a lista completa abaixo:

– Maranhão: Caxias, Timon, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Vargem Grande e Codó

– Bahia: Alagoinhas, Camaçari, Eunápolis, Mata de São João e Vitória da Conquista

– Paraíba: Sousa, Mamanguape, Princesa Isabel, Monteiro e Conde

– Pernambuco: Igarassu, Serra Talhada, Olinda, Paulista e Garanhuns

– Pará: Marabá

– São Paulo: Taubaté, Guarulhos, Franca

– Rio Grande do Sul: Pelotas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Cachoeira do Sul

Confira a agenda completa aqui. 

Comente com Facebook